Notícias
Miguel Angelo faz balanço dos E. Olímpicos

A tradição do Botafogo nos esportes olímpicos está voltando a ser respeitada e honrada. Desde o início de 2009, quando o presidente Maurício Assumpção assumiu e nomeou Alexandre Brito como Vice-Presidente de Esportes Gerais, um nome era consenso para tocar essas modalidades. Miguel Angelo da Luz, campeão mundial de basquete com a Seleção Brasileira feminina, em 1994, fora o escolhido. No sétimo mês de trabalho, os resultados começam a aparecer e mostram que a escolha foi mais do que certa.

Desde o início do ano, o Estádio Olímpico João Havelange foi revitalizado para o atletismo, os esportes aquáticos tem dado bons resultados a nível brasileiro e estadual, o basquete está rumando a mais uma conquista do campeonato sul-americano nas categorias de base e o vôlei foi reestruturado e vem ganhando força. Além disso, o clube foi campeão brasileiro de futevôlei feminino.

Para fazer um balanço de tudo que foi feito, fizemos uma entrevista especial com o Diretor de Esportes Olímpicos, Miguel Angelo da Luz, onde ele fala das realizações e revela também projetos importantíssimos para o futuro alvinegro.

Evolução do clube:

“Estamos brigando pelas primeiras posições em todos os esportes que disputamos e em quase todas as modalidades. Nos campeonatos estaduais em todas as categorias, estamos brigando pelo título. Além disso, já conquistamos um Carioca sub-21 de polo aquático e fomos vice no Troféu Brasil. Vamos agora disputar o Sul-Americano de basquete nas categorias de base e podemos conquistar esse título importante tanto no feminino, onde somos tricampeões, quanto no masculino. A natação tem ganho tudo no Infantil e já melhorou o desempenho no mirim e petiz. Só não temos a melhor equipe no júnior, em todas as outras, inclusive o sênior, ganhamos tudo no estadual e tivemos bom desempenho no Maria Lenk. Todos os esportes estão bem, mas os aquáticos, sediados no Mourisco Mar, estão realmente de parabéns, não tenho do que reclamar”.

Maiores alegrias:

“Para mim, é uma satisfação enorme ter revitalizado o Engenhão. Quando começou o ano, todos falavam que o estádio não estava sendo usado corretamente e em seis meses ele já sediou uma importantíssima etapa que é o GP Rio, que contou com vários campeões olímpicos, e também o Troféu Brasil. Foi lindo ver o Engenhão cheio de atletas e com o público comparecendo e mostrando a força do atletismo. Ter ajudado para que esse evento acontecesse foi uma honra. Agradeço muito ao Maurício Assumpção e ao Alexandre Brito, que sempre me apoiaram e fizeram de tudo para termos esses eventos no nosso estádio. Agora, quero resgatar as tradições do Botafogo no atletismo. Já tivemos o Robson Caetano e Aída dos Santos. O clube venceu cinco vezes o Troféu Brasil e pretendo fazer com que tenhamos uma equipe de ponta para voltar a disputar a competição e fazer bonito. Ia ser uma grande conquista dessa atual administração”.

Projetos para o futuro:

“Estamos trabalhando todos os dias em busca de patrocínios e recursos para os esportes. Sabemos que o mundo passa por uma época difícil e nosso departamento de marketing vem trabalhando duro para conseguir verba. Como sempre falei, tenho a intenção de montar uma equipe de vôlei e uma de basquete, sendo uma masculina e outra feminina, assim atenderemos a todos. Para isso, será necessário patrocínio, pois os custos são altos para o clube. Recentemente, o time do Iguaçu, nos procurou oferecendo a vaga na NBB. Estamos atrás de patrocínio para tornar esse projeto realidade. No basquete feminino, disputaremos o Carioca adulto com um time 100% formado nas categorias de base e o projeto é que essas meninas possam disputar a Liga Nacional em 2010. O trabalho feito é muito bom e sempre rende frutos. Estamos trabalhando para que todos os atletas do clube e todos os esportes tenham as melhores condições possíveis para atuar. Esse é meu maior compromisso”.

“Outro projeto muito importante e que gostaria de citar é o de iniciação esportiva. Em reunião com o Ministério dos Esportes, as confederações brasileiras de atletismo, tênis de mesa e lutas olímpicas, além dos governos federal, estadual e municipal, vamos desenvolver um projeto inovador no Engenhão, que está prestes a ser assinado. Lá, criaremos um polo de treinamentos para crianças de 8 a 14 anos nesses esportes, que serão escolhidas através de uma triagem nos colégios públicos da região. Essa etapa contará com a ajuda da 3ª CRE, que também tem sido uma grande parceira. Em breve teremos novidades sobre o projeto, mas posso adiantar que serão atendidas cerca de 400 crianças e elas terão toda a assistência, seja técnica, médica ou psicológica para se tornarem atletas de alto rendimento para o Brasil e para o Botafogo”.

Palavra final:

“Gostaria de agradecer ao apoio que venho recebendo do presidente Maurício Assumpção, do Vice-Presidente Antonio Carlos Mantuano e do Vice-Presidente de Esportes Gerais, Alexandre Brito. Além deles, os diretores de polo e natação, Ique Guimarães e Tom Meirelles estão de parabéns. Para os técnicos e atletas de todas as modalidades e categorias, eu agradeço pela forma com que tem trabalhado pelo Botafogo e pelos resultados. Nesse caminho chegaremos ainda mais longe”.



Gabriel Branco