Jogador de muita raça, Émerson sempre chamou a atenção pela sua personalidade. Saber o seu valor sempre foi uma de suas virtudes. Prova disso foi a reação do jogador ao ser o protagonista de dois lances infelizes nas finais do Campeonato Carioca, que o fizeram sofrer duras críticas e, em seguida, o tiraram da equipe titular alvinegra logo após a primeira rodada do Brasileirão. Durante todo este tempo Émerson trabalhou sério, respeitando o técnico Ney Franco, mas buscando novamente o seu espaço no time.
Na manhã desta quinta-feira, o zagueiro voltou a treinar entre os titulares e tem boas chances de iniciar a partida contra o Fluminense, no próximo domingo. Hora de colocar para fora mágoas de um possível injustiçado? Nada disso. Émerson não quer saber de nada além do seu presente.
Aconteceu. Não posso ficar lamentando. Minha vida seguiu e minha carreira também. O Ney sempre foi muito profissional e eu sabia que se seguisse trabalhando ele me colocaria novamente. Tenho certeza de que há muitas coisas boas pela frente, disse.