Nossa! É realmente muito lindo. Ótimo! Estou impressionado, essas foram as palavras do novo Gerente de Esporte Olímpico do Botafogo, Miguel Ângelo da Luz, ao entrar no Estádio Olímpico João Havelange. Antes dessa sexta-feira, ele nunca pisara no mais moderno estádio da América Latina.
Com a posse do presidente Maurício Assumpção, o ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete, o campeão mundial, Miguel Ângelo da Luz, ficou com a missão de coordenar todos os esportes olímpicos do clube.
Dessa forma, ele pretende introduzir a volta do atletismo para o Glorioso. Essa vontade se dá, principalmente, pelas instalações de 1º mundo que o clube possui, no Engenhão. Para começar bem, ele já trabalha para trazer ao estádio alvinegro o Meeting Internacional de Atletismo e o Troféu Brasil.
Muito animado e extasiado, Miguel comentou seus planos na administração do Engenhão e suas impressões do local.
Eu achei as instalações maravilhosas no Engenhão. Eu já escutei muita coisa antes e tudo estava certo, mesmo assim, o estádio me impressionou e muito. Pretendo fazer escolas de esporte, principalmente atletismo, que é a mãe e o pai de todos os esportes. Assim, vamos ter condições para iniciar as crianças da região no atletismo. Precisamos arrumar parceria para o projeto que está sendo desenvolvido, principalmente com a Federação e a Confederação de atletismo. Precisamos de profissionais qualificados para trabalhar e eles os têm, entusiasmou-se.
No cargo ainda há pouco tempo, o novo Gerente explicou suas metas. Manter o que está sendo feito com qualidade e melhorar as coisas que ainda são amadoras. Além disso, introduzir o esporte de alto rendimento também na base.
Tenho como meta transformar o esporte olímpico em profissional. Melhorar a estrutura da base e também ter uma equipe de ponta em cada departamento. Reforçar a natação, pólo aquático, remo. Com atletas vencedores, poderemos criar espelhos para os mais novos. Eles serão a referência, analisou.
Confira agora os planos de Miguel Ângelo da Luz em cada esporte:
Basquete:
Vou ajudar na parte técnica, pelo meu passado. Além disso, vamos tentar manter a base e reforçar as equipes, não deixar que nenhum atleta saia do clube. Perdemos 15 jogadoras no ano passado e isso não pode acontecer mais.
Natação:
A Natação é o esporte do Botafogo mais estruturado. Temos que manter o que existe e tentar trazer nadadores de ponta para se tornar ainda mais competitivo.
Vôlei:
A primeira meta é reestruturar o vôlei feminino. Ele passou por problemas em 2008, mesmo assim, conseguimos o vice-campeonato Carioca, atrás apenas do Rexona.
Pólo Aquático:
Queremos reforçar a equipe que foi 3º lugar na Liga Nacional. Fomos o único clube que derrotou o Pinheiros (atual campeão e base da seleção). Além disso, manter os atletas que já fazem parte da time.
Atletismo:
Teremos que começar com a introdução no Botafogo. Será um trabalho de base muito forte. Principalmente no Engenhão. Queremos sediar o Meeting Internacional e o Troféu Brasil.
Outras modalidades:
Estamos abertos para outros esportes. Precisamos, porém, de um projeto para implementá-los aqui no Botafogo. Todos que quiserem aparecer com um serão bem vindos.