O Botafogo de Futebol e Regatas completa nessa segunda-feira 66 anos da fusão entre o Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo. A união entre o clube de regatas e o de futebol aconteceu no dia 8 de dezembro de 1942.
A junção aconteceu após um fato trágico. Em uma partida de basquete do Campeonato Carioca, um jogador do clube de futebol, Albano, faleceu no intervalo. A partida foi interrompida faltando 10 minutos para o fim, quando o placar era de 23 a 21 para o Botafogo Futebol Clube.
O corpo de Albano, jogador do Botafogo F.C. saiu da sede de General Severiano e quando passava em frente ao Mourisco Mar o então presidente do C.R.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, disse: Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido, os nossos jogadores não disputarão mais. O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo! Schimidt então selou a fusão: O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?.
Com a fusão foram feitas apenas três alterações – a bandeira perdeu o escudo das letras entrelaçadas do CRB e ganhou a estrela solitária do Botafogo Football Club, a equipe passou a usar calções pretos e a bandeira ganhou um retângulo preto com uma estrela branca ao alto.
O primeiro título do Botafogo de Futebol e Regatas veio em 1948, derrotando o Vasco, em General Severiano.