Notícias
Manequinho é reinstalado

Considerado um dos mascotes do Botafogo, o Manequinho – estátua que fica na frente da sede de General Severiano – foi restaurado e reinaugurado nessa quarta-feira. A partir de agora, ela ficará na posse do clube.

Com a presença do Presidente da Fundação Parques e Jardins, Osmar Caetano de Souza, o secretário municipal de meio ambiente, Célio Lupparelli, e representando o Botafogo de Futebol e Regatas, o assessor de imprensa, José Antonio Gerheim.

Foi assinado um protocolo de intenções para que o monumento – tombado pela prefeitura – fique de posse definitiva do clube. Depois, o Manequinho foi vestido com a camisa e coberto com a bandeira do Glorioso. A restauração custou R$5 mil.

Também estiveram presentes na cerimônia, Ruth e Sônia, as filhas de um dos mais célebres botafoguenses da história, João Saldanha. Ele foi técnico do clube e da Seleção Brasileira, além de um dos maiores jornalistas do país. O local de treinos em General Severiano, inclusive, foi batizado como CT João Saldanha.

Confira a história do Manequino:

A estátua foi esculpida em 1908, por Belmiro de Almeida, no Rio de Janeiro e instalada, inicialmente na praça Marechal Floriano. Porém, considerado uma afronta aos costumes da época, passou para o final da praia de Botafogo, perto da sede alvinegra do Mourisco, em 1927.

Já em 1957, quando o Botafogo foi campeão carioca, um torcedor foi até a estátua e a vestiu com uma camisa do Glorioso. A partir de então, ela ficou conhecida mundialmente como mascote do clube.

A estátua foi roubada em 1990 e reesculpida por Amadeu Zani. Ela passou para a frente da sede social do clube em 1994, quando esta foi recuperada pelo Botafogo. Em 2002 a prefeitura tombou o monumento.

Inspiração belga:

Muitos dizem que a estátua é inspirada na Maneken Piss (Pequeno homem urinando), estátua que fica na capital da Bélgica, em Bruxelas. Lá, ela é uma atração turística. Contudo, o monumento europeu tem algumas diferenças. Ela possui apenas cerca de 20cm, enquanto a carioca tem 1m. A belga também possui uma cabeça desproporcional ao corpo, enquanto a alvinegra é uma réplica de um menino.



Gabriel Branco