Chegou a hora da decisão. Nos próximos dez jogos, o Botafogo jogará pelo seu futuro definitivo no Campeonato Brasileiro. Com 43 pontos, o time está na nona colocação e a diferença para o Flamengo, quarto colocado, é de seis pontos.
Para chegar a Libertadores, segundo o matemático Tristão Garcia, o Alvinegro precisaria alcançar os 66 pontos. Isso significa um aproveitamento de 73% até o fim da competição. Dos 30 pontos em disputa, é necessário que o clube conquiste 23, ou sete vitórias e dois empates. Porém, os números do matemático são para 100% de chances. Se levarmos em conta a média dos últimos anos, o Botafogo precisa de apenas 63 pontos, que é a média de pontos do 4º colocado em 2006 e 2007, quando o campeonato já possuía 20 clubes. Para chegar a 63, são necessários 20 pontos.
As esperanças ficam grandes, quando levamos em conta o aproveitamento contra esses mesmo dez times no primeiro turno. Foram exatamente 20 pontos, nesses jogos. Contudo, desses dez confrontos, apenas quatro foram em casa, o que significa que, agora, apenas quatro serão longe do Estádio Olímpico João Havelange. Vale lembrar também que na derrota para o Vitória, na primeira partida dessa série no primeiro turno, o técnico não era Ney Franco.
Com isso, o clube necessitaria se superar e conseguir a maior arrancada até agora de sua história nos pontos corridos. A melhor seqüência nesse módulo de disputa na reta final foi em 2005, quando o time comandado por Celso Roth teve um aproveitamento de 63%, marcando 19 pontos. Nos outros anos, a equipe alcançou 12, 14 e 13 pontos, nos anos de 2004, 2006 e 2007, respectivamente.
Isso superaria também as melhores campanhas do Botafogo em segundos turnos de Brasileirão. Isso já que em 2006, o time marcou 30 pontos nessa fase. O melhor aproveitamento até agora, superando até 2004 e 2005, quando tinham mais jogos e o time fez 29 pontos em ambos. Já em 2007, o índice foi de apenas 22.
Mas, superação é uma palavra que consta no vocabulário do técnico Ney Franco. Desde de que chegou ao clube, ele já conseguiu tirar o Glorioso da 15ª posição e levar até a 3ª. Todavia, um pequeno deslize fez o Botafogo cair na tabela. Mesmo assim, as esperanças de voltar para a Libertadores são grandes no Fogão.