Notícias
Goleada põe Bota nas 8ªs da Sul-Americana

O Botafogo podia empatar ou até perder que se classificava às oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Em vez disso, a equipe goleou o Atlético-MG por 5 a 2, gols de Lucio Flavio (2), Jorge Henrique, Carlos Alberto e Gil e garantiu a passagem à próxima fase do torneio continental. A espera agora é pela definição do adversário, que sai do duelo entre os colombianos América e Deportivo, ambos de Cáli. O America venceu a primeira partida por 2 a 0. Os jogos das oitavas acontecem nos dias 24 de setebro e 1 de outubro. 

Na terça-feira, ainda no Rio, o discurso do técnico Ney Franco e de seus comandados era de que a equipe não mudaria a forma de atuar. O treinador alvinegro afirmou que colocaria em campo força máxima. A vantagem alcançada no jogo de ida no Engenhão (3 a 1) de fato não interferiu na preparação para o jogo de volta. No gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, os jogadores suportaram alguns minutos iniciais de pressão do Atlético-MG e começaram a tocar a bola e ganhar o meio campo. Resultado do primeiro tempo: 2 a 0 Botafogo, aos 21 e 26 minutos, em dois bonitos gols de Lucio Flavio. Ele mesmo, que chegou a ser dúvida para a partida em virtude de dores musculares.

A equipe voltou com alterações para a etapa complementar. Thiaguinho e Diguinho deram lugar a Alessandro e Zé Carlos. Logo o time aumentava a vantagem com um golaço de Jorge Henrique, no segundo minuto do segundo tempo. Os mineiros descontaram aos 15. Aos 19, Gil recebeu ótimo lançamento de Alessandro e cruzou na medida para Carlos Alberto ampliar de cabeça. Aos 35, Jorge Henrique sofreu pênalti. Gil cobrou mal e desperdiçou.

Um minuto depois o Atlético voltou a diminuir a vantagem. Mas aos 41, Carlos Alberto cobrou escanteio e Gil dividiu com o zagueiro Leandro Almeida: bola na rede, 5 a 2 Botafogo.

Com o vitória, a equipe alcança uma invencibilidade de 11 partidas, contando a Sul-Americana e o Brasileiro. A delegação alvinegra retorna nesta quinta-feira ao Rio de Janeiro. O desembarque esta previsto para às 15h35 no terminal do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim.

O time volta a campo já no sábado contra o Náutico, às 18h20, no Engenhão, pelo Brasileiro. Em quarto lugar no campeonato, os alvinegros buscam mais uma vitória para encostar nos primeiros colocados Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro.



Carlo Carrion