O futebol alvinegro está em festa. E não é pelas vitórias da equipe de Ney Franco pelo Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, dia 12 de agosto, o sonho de um grupo de meninos do Largo dos Leões completa 104 anos. Em 1904, esses meninos fundaram o Botafogo Football Club, que tantas glórias já proporcionou aos torcedores alvinegros. O Conselho Deliberativo do clube se reúne hoje à noite em comemoração ao aniversário. O clube fará homenagens aos atletas campeões em 1948 e 1968. Às 17h30, na Fogão Shop, acontece o lançamento de uma camisa em homenagem ao ídolo Mendonça, que disputou 340 partidas vestindo as cores alvinegras e marcou 116 gols entre 1975 e 1982. O jogador também será celebrado na reunião do conselho, fechada para sócios.
O sonho de criar um clube de futebol começou com o famoso bilhete enviado por Flávio Ramos a Emmanuel Sodré durante uma aula de Álgebra. “O Itamar tem um clube de football na Rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques”. No dia 12 de agosto, os dois garotos se reuniram com outros amigos em um casarão no Largo dos Leões para fundar o Electro Club, nome que durou pouco mais de um mês. Por sugestão de Dona Chiquitota, avó de Flário Ramos, o clube passou a se chamar Botafogo Football Club. “Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo”, disse a vovó.
O primeiro título do futebol alvinegro aconteceu em 1907. O apelido de Glorioso surgiu na conquista do Campeonato Carioca de 1910 sobre o Fluminense. Até a década de 40, o Botafogo Football Club caminhava paralelamente ao Club de Regatas Botafogo, de remo, fundado em 1894. Em 11 de junho de 1942, os dois clubes disputavam uma partida de basquete pelo Campeonato Estadual quando uma tragédia aconteceu. O jogador Albano, do Botafogo F.C. foi vítima de uma ataque fulminante do coração e faleceu durante o intervalo. A partida foi interrompida 10 minutos do final e nunca mais continuou. Naquele dia, os presidentes Augusto Frederico Schmidt (Regatas) e Eduardo de Góes Trindade (Football) anunciaram a fusão do clubes, que passou a se chamar Botafogo de Futebol e Regatas e foi oficialmente fundado em 8 de dezembro de 1942.