O Botafogo encerrou bem a sua excursão pela Suíça. Depois de bater o Partizan Belgrado na véspera, na cidade de Schötz, os alvinegros trouxeram a mesma garra para o gramado artificial do Stade de Suisse e derrotaram os portugueses do Vitória de Guimarães por 2 a 1, gols de Eduardo e Thiago Marin. Carlitos descontou para a equipe de Portugal. Com o resultado, A equipe do técnico Luizinho Rangel ficou em terceiro lugar na OBI Cup, tradicional torneio do verão europeu disputado em Berna, capital suíça.
Os alvinegros não entraram em campo com a sua força máxima. Luis Guilherme foi preservado em virtude da luxação no dedo sofrida na véspera, Wellington apresentava sintoma de gripe e Rodrigo Fabiano tinha dores na coxa.
O primeiro gol alvinegro saiu aos 19 minutos da primeira etapa e dos pés de um dos destaqes da equipe na excursão. Lançado na ponta direita, o volante Eduardo driblou um zagueiro e bateu cruzado, colocando a bola entre a trave e o goleiro português.
Aos 34, os portugueses empataram. O meia Carlitos completou de primeira um cruzamento da esquerda, no canto de Marcos Leandro. Aos 36, Adriano Felício, que teve boa atuação, chutou de fora da área, a zaga rebateu, Flávio bateu forte e o goleiro aceitou: 2 a 1 Botafogo.
O meia Thiago Marin foi eleito o melhor jogador em campo e Adriano Felício, como capitão, recebeu o troféu de terceiro colocado na competição.
A delegação alvinegra retorna nesta quarta-feira para o Brasil. O desembarque está previsto para 15h45 terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Na bagagem, o time leva duas importantes vitórias contra Partizan Belgrado, atual campeão sérvio, e Vitória de Guimarães, terceiro colocado no campeonato português.
O primeiro disputará a Copa da Uefa e brigará por uma vaga na Liga dos Campeões, enquanto o segundo já está garantido na principal competição européia
. Detalhe: as duas equipes utilizaram seus principais jogadores. A equipe foi derrotada na estréia da OBI Cup pelos donos da casa Young Boys por 6 a 0, na noite seguinte ao desembarque alvinegro em Berna.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AQUI O ESPECIAL OBI CUP 2008
Data: 15/07/2008
Local: Stade de Suisse, em Berna, Suíça
Arbitragem: Studer Stephan (Suíça)
Auxiliares: Wicht J-Yves e Girard Christophe
Gols: Eduardo (19′ do 1t), Carlitos (34′ do 1t) e Flávio (36′ do 1t)
Marcos Leandro; Allan, Romário e Alex; Flávio Pará, Edson Junior, Eduardo (Lucas), Adriano Felício (Laio), Thiago Marin (Rodrigo Dantas) e Joaquim (Jougle); Fábio
(Júnior)
VITÓRIA DE GUIMARÃES: Nuno Santos (Nilson), Andrezinho (Lionn), Gregory (Moreno), Danilo e Luciano; Wenio, João Alves, Carlitos (Desmarets) e Marquinho; Jean Coral (Fajardo) e Douglas. Técnico: Manuel Cajuda.