O Botafogo desembarcou por volta das 14h (horário local) desta sexta-feira em Berna, capital da Suíça, onde disputará a edição 2008 da OBI Cup. Após um almoço e rápido descanso, a equipe realizou um treino com bola no Stadion Neufeld, do FC Bern, e em seguida iniciou a concentração no Hotel Bern, no centro histórico da cidade. A visita ao Stade de Suisse para reconhecimento do gramado aconteceria à noite, após o treinamento, mas acabou sendo adiada para a manhã deste sábado em virtude do desgaste da viagem.
O técnico Luizinho Rangel comandou um treino tático. A atividade começou com repetidas cobranças de bola parada defensiva e ofensiva e terminou com um rápido coletivo. O time escalado pelo treinador foi o mesmo que ganhou conjunto na preparação feita em Caio Martins: Marcos Leandro; Rodrigo Dantas, Alan, Eduardo e Joaquim; Jougle, Wellington Junior, Adriano Felício e Thiago Marin; Fábio e Vitor Castro.
– Temos jogadores experientes e outros jovens que conheço bem e por isso sei da qualidade e disposição. O time evoluiu nos treinamentos e está pronto para a estréia.
Luizinho ressalta também a importância para o grupo em representar o Botafogo na Suíça.
– Disputar uma competição contra equipes européias é uma oportunidade única para muitos que estão aqui. Estamos vestindo a camisa do Botafogo e isso é motivo de orgulho para todos. O Botafogo é conhecido aqui, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de desempenhar um bom papel.
A atividade no gramado chegou a ser interrompida por 15 minutos por causa de uma tempestade que desabou na cidade. O treino seguiu sob chuva fina ininterrupta. O clima na capital Suíça variou bastante desde a chegada da equipe alvinegra. No desembarque em Zurique – de onde a equipe partiu de ônibus para Berna – um forte calor surpreendeu jogadores e comissão técnica. O sol forte elevava a temperatura para quase 30º. O mesmo clima “recebeu” a delegação na chegada ao hotel. No treinamento, a chuva baixou a temperatura para cerca de 20º, e a chuva fina seguiu até o início da noite.
O Stadion Neufeld, local do treinamento, foi o primeiro estádio do BSC Young Boys. Com a reforma e modernização do estádio Wankdorf, hoje conhecido como Stade de Suisse, o Young Boys passou a mandar seus jogos no novo local e cedeu ao FC Bern o seu antigo estádio. Construído em 1924, o Stadion Neufeld ainda preserva uma grande arquibancada de madeira bastante antiga e coberta. Os vestiários também são antigos mas mesmo assim bem cuidados e com boa estrutura. Uma bandeira do Brasil podia ser vista através da janela de uma sala que guarda flâmulas de várias equipes que já treinaram no local.