Aos poucos o Botafogo está voltando a ser um clube que revela bons jogadores que possam ser aproveitados pelas seleções brasileiras de base. Somente em 2008, o Fogão teve quatro jogadores vestindo a Amarelinha: os goleiros Luís Guilherme e Renan, o atacante Júnior e o lateral-esquerdo e volante Wellington Júnior.
Este último foi convocado nesta segunda-feira pelo técnico Rogério Lourenço para a Seleção sub-19 que fará dois amistosos no Canadá. Dia 24 de maio, contra o Wisla Krakow, e no dia 31 de maio, contra a seleção sub-20 do Canadá. Ele se apresenta no dia 15 de maio, às 10h, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A seleção fica na Granja Comary até o dia 21 de maio, quando embarca para o Canadá.
Wellington Júnior mostrou-se muito feliz com a sua primeira convocação em 2008.
– Quando fui chamado para treinar entre os profissionais eu sabia que seria difícil voltar a ser convocado por não estar jogando uma seqüência de partidas. Mas participei de alguns jogos nos juniores e entrei também durante outros como profissional. Agradeço muito essa chance e vou agarrá-la com unhas e dentes afirma Wellington Júnior.
O gerente geral de futebol amador do Botafogo, Riedel Alves, explica o que acontece para que o Botafogo volte a ter jogadores convocados.
– O Botafogo está fazendo um trabalho de reformulação e reestruturação desde setembro de 2006, quando nós assumimos este projeto. De lá até hoje mandamos mais de 100 jogadores embora e ficamos apenas com aqueles que apostávamos. Trouxemos alguns de outros clubes e estamos colhendo os frutos explica Riedel, que vai mais além:
– Este ano fizemos uma boa campanha nos juniores, estamos liderando o Carioca juvenil e infantil e fomos vice-campeões no mirim. Aos poucos vamos vendo os resultados acontecendo, mas o trabalho ainda está no começo diz.
Alvinegros convocados em 2008
Luís Guilherme goleiro seleção sub-16
Renan goleiro seleção sub-19
Fabiano volante seleção sub-17
Wellington Júnior lat.esquerdo e volante seleção sub-19
Júnior atacante seleção sub-17