O Botafogo conseguiu um ótimo resultado no Troféu Assis Chateaubriand, o torneio regional do sudeste de natação, nas categorias infantil e juvenil. A equipe terminou a competição na terceira colocação e mostrou sua força na formação dos novos valores para a natação brasileira.
O Alvinegro somou 1319,33 pontos, garantindo a terceira colocação, dentre 60 clubes. A equipe ficou atrás apenas do Pinheiros e do Corinthians, primeiro e segundo colocados, respectivamente. O clube ficou à frente do Unisanta e se sagrou o melhor carioca, superando os rivais Fluminense e Flamengo.
No quadro de medalhas, o Glorioso ficou a apenas uma do Pinheiros, segundo colocado. Ao todo, os atletas alvinegros trouxeram 32 medalhas para o Rio de Janeiro, contra 33 dos paulistas e 41 do Corinthians. O Unisanta, quarto lugar, subiu ao pódio 19 vezes.
No troféu eficiência, o destaque foi Helena Amorim. Ela ficou na terceira colocação no juvenil 1, com o segundo lugar na provas de 200m e 400m livre, o quarto nos 100m livre e o quinto lugar nos 50m livre. Ela fez 59 pontos.
No total, o Glorioso conseguiu bater três recordes da competição. Nos 50m livre feminino, de infantil II, Aline Rodrigues alcançou o tempo de 27s83. Já nos 100m borboleta masculino, de infantil II, Felipe Lobato fez o tempo de 1m00s34. Em uma prova de força coletiva, o clube também bateu a melhor marca do campeonato no revezamento 4x50m livre, na categoria infantil, com o tempo de 1m54s94.
A delegação alvinegra que foi a São Paulo contou com 80 atletas, segunda maior delegação, com apenas dois atletas a menos que o Unisanta. O torneio contou com 874 nadadores em todas as categorias.