Flamengo
Nome: Clube de Regatas do Flamengo
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Fundação: 15/11/1895
Uniforme: Camisa listrada preta e vermelha, calção preto e meião branco
Estádio: Gávea
Mascote: Urubu
Site Oficial: www.flamengo.com.br
Último jogo no Campeonato Brasileiro:
São Paulo 2 x 2 Flamengo
Time no último jogo: Bruno, Wellington (Erick Flores), Fabrício e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Fierro (Jorbison), Everton (Petkovic) e Everton Silva; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Cuca
Último confronto direto:
Flamengo 2 x 2 Botafogo
Local: Maracanã
Gols: Juninho e Túlio Souza – (B); Kléberson (2) – (F)
Botafogo: Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson (Jean Carioca); Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza (Rodrigo Dantas), Eduardo e Thiaguinho (Gabriel); Victor Simões. Técnico: Ney Franco
Flamengo: Bruno; Aírton, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Ibson, Kleberson e Juan; Erick Flores (Obina) e Emerson (Josiel). Técnico: Cuca
Histórico do Confronto:
Vitórias do Botafogo: 105
Vitórias do Flamengo: 116
Empates: 107
Total de jogos: 328
Confrontos no Brasileirão:
Vitórias do Botafogo: 8
Vitórias do Flamengo: 15
Empates: 16
Total de jogos: 39
Curiosidades do confronto:
Botafogo e Flamengo é um dos clássicos brasileiros com a mais vasta história. Para muitas pessoas, principalmente quem acompanhou o futebol nas décadas de 60 e 70, este é o maior clássico do país.
Os dois times são eternos rivais e seja no futebol, no basquete, no vôlei ou no remo, onde ambos começaram suas atividades, o clássico é sempre muito respeitado e admirado por todos.
Jogos Inesquecíveis:
Dentre tantos jogos memoráveis entre as equipes, alguns não são esquecidos por ninguém. Em finais, os clubes já se enfrentaram no Carioca de 62, quando o Botafogo ganhou por 3 a 0, com um show de Garrincha e a de 89, quando, contra o rival, o Alvinegro acabou com seu jejum de títulos, com um gol de Maurício.
Já na decisão do Campeonato Brasileiro de 1992, o Rubro-negro levou a melhor. Na primeira partida, 3 a 0, que deixou a equipe da Gávea tranqüila para apenas levantar a taça na segunda partida, com o placar de 2 a 2.
Clássico Internacional:
Fora do Brasil, as equipes já se enfrentaram duas vezes. Em 1978, o palco foi o San Siro e o Flamengo venceu por 2 a 0, pelo Torneio de Milão. No Torneio da Argentina, o Rubro-negro fez 3 a 0, no Monumental de Nuñez. O jogo foi em 1958.
Jogando em Fortaleza:
Botafogo e Flamengo jogaram no Castelão, em 1995, ano em que o Glorioso conquistou o nacional. Na ocasião, o artilheiro Túlio Maravilha deu um show de bola e garantiu a vitória por 3 a 1. Uma das mais importantes naquele campeonato.
Troca-troca:
Um dos maiores destaques do Flamengo nessa temporada é o lateral-direito Leonardo Moura. Ele já foi convocado até para a Seleção Brasileira. Ídolo dos rubros-negros, ele foi revelado nas categorias de base do Botafogo.
Já em General Severiano, o comandante é Ney Franco, que dirigiu o time da Gávea por quase dois anos e ganhou um Carioca e uma Copa do Brasil. Além disso, o técnico do Flamengo, Cuca, ficou à frente do Botafogo por mais de dois anos.
Vitória dos reservas:
No ano de 1997, o Botafogo já classificado para as finais do Campeonato Carioca, resolveu escalar seu time de reservas no clássico. O Rubro-negro precisava de qualquer maneira da vitória, mas não foi páreo para os reservas alvinegros. Naquele jogo, Renato Carioca marcou e iniciou uma brincadeira por parte dos alvinegros. Eles falavam que as inicias do Fla, CRF, significavam Cuidado com o Reservas do Fogão.
Goledas:
Um dos jogos mais famosos entre as duas equipes aconteceu no dia 15 de novembro de 1972. Quando o adversário fazia aniversário, veio um presente de grego do Glorioso. 6 a 0 em pleno Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Fischer (3), Jairzinho (2) e Ferreti. No final, a torcida alvinegra já gritava chega, chega, ironizando a goleada. Contudo, nove anos depois, pelo Campeonato Carioca, o Flamengo devolveu a goleada, também no Maracanã. Mas nada tão significativo quanto uma goleada de tal porte no dia do aniversário.
Invencibilidade:
Botafogo e Flamengo são os dois times com a maior invencibilidade da história do futebol brasileiro. Ambos conseguiram a façanha de permanecer 52 partidas sem saber o que era derrota.
Uma curiosidade é que o mesmo Renato Sá que acabara com a invencibilidade alvinegra, jogando pelo Grêmio, foi para o Fogão e não deixou que o rival ultrapassasse a marca. Uma redenção em grande estilo.